![]() |
fotos: Carlos Natal e colaboradores |
No último sábado, 5 de abril, realizamos um encontro no Cine Clube Cauim com a participação de 70% das famílias do projeto Sonho Real - MOHAS.
O objetivo principal do encontro foi alinhar informações, esclarecer dúvidas sobre o projeto e a organização do grupo, e dar continuidade a estruturação do Diagnóstico Participativo do Território onde o projeto será implementado.
Durante o encontro, o grupo definiu sete áreas prioritárias para análise: Educação, Saúde, Trabalho/Renda, Transporte, Cultura/Lazer, Meio Ambiente e Segurança.
O Diagnóstico Participativo do Território consiste em um estudo colaborativo, conduzido com o envolvimento dos moradores e trabalhadores locais, para identificar problemas, necessidades, potencialidades e oportunidades de melhoria na região.A gente mesmo vai sair a campo para pesquisar e levantar os dados na comunidade. O nosso "mapa de levantamento de dados" vai ser a área das Chácaras Bonacorse (dos dois lados!), o Bairro Valentina Figueiredo e o Geraldo Correia de Carvalho.
Vamos buscar informações em todo lugar: órgãos públicos, comércio, instituições... e, claro, ouvir a opinião de quem usa os serviços no dia a dia.
A primeira etapa de coleta de dados vai ser durante o mês de abril. Depois, a gente junta tudo e analisa cada tema. Com o diagnóstico pronto, vamos pensar juntos nas melhores soluções e como "colocar a mão na massa".
Ao final deste trabalho, vamos disponibilizar à comunidade local um mapeamento detalhado do território, evidenciando suas potencialidades e carências, de forma participativa, o resultado vai voltar para a comunidade em forma de um material fácil de entender (folder, vídeo, etc.).
O Diagnóstico com a Comunidade é um processo contínuo e dinâmico.
Pra dar certo de verdade, todo mundo tem que participar!
Quanto mais gente der sua opinião, mais completo e útil vai ser o nosso trabalho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário