terça-feira, 16 de julho de 2024

MOHAS - Movimento Habitacional e Ação Social

 Organização da Entidade:

O Movimento Habitacional e Ação Social – MOHAS é uma Associação sem fins lucrativos, que se propõe a lutar pelas melhorias das condições de vida, regularização fundiária, ajuda mútua, construção por mutirão e autogestão, convivência comunitária e políticas públicas de habitação e assistência social. Foi fundada em 2005, e Habilitado no Ministério das Cidades para atuar como Entidade Organizadora de projetos habitacionais.

Com sede na cidade de São Paulo, o MOHAS desenvolve organização social e projetos de habitação nas seguintes cidades: São Paulo, Ribeirão Preto, Serrana, Igarapava e São Carlos. Filiado à União dos Movimento de Moradia -  UMM. Ao longo destes anos coordena através de autogestão habitacional e organização social  os seguintes projetos:


  • SÃO PAULO Conjunto Vila Patrimonial - com 96 apartamentos de 55 m2 com sacada, foi o primeiro empreendimento realizado pelo MOHAS. Localizado no Jardim Miriam em São Paulo. São 8 edifícios com 6 pavimentos. com assinatura do contrato no final de 2008 a obra contou com a participação ativa das famílias sendo entregue em  2013.


  • SÃO PAULO - Projeto Adventista - no Bairro de Capão Redondo é fruto da conquista do terreno através de doação da prefeitura ao MOHAS. Com a compra antecipada da área, o grupo trabalha na aprovação do projeto de 192 unidades junto à administração municipal. Com mutirões de limpeza no terreno adquirido pelo MOHAS, os beneficiários participantes do projeto se reúnem para tomar conta da área. O trabalho é realizado no coletivo com a participação de todos. 


  • SERRANA - Morada do Sol - projeto foi realizado na cidade de Serrana com 122 casas pelo Programa Minha Casa Minha Vida Entidades. Fruto dos esforços de vários agentes sociais, após 5 anos de perseverança, luta e garra, as famílias do projeto atuaram na construção e na administração da obra. O projeto foi entregue no final de 2017 e hoje a comunidade já desfruta da conquista. O Morada do Sol em Serrana tornou-se um porto de visitação e modelo de projeto bem sucedido na região de Ribeirão Preto



  • RIBEIRÃO PRETTO - GAHRP - Grupo de autogestão Habitacional- Este movimento foi formado em 2013 em busca de alternativas de projetos habitacionais na cidade. Foi formada a partir da experiência em cooperativa realizada nos anos 90 em Ribeirão que culminou na construção de 40 casas no Bairro de Orestes Lopes de Camargo. O Mohas acompanha e assessora o grupo desde de sua criação com palestras, cursos, encontro e troca de experiências. 

  • RIBEIRÃO PRETO - Projeto “Condomínio Sonho Real” - Projeto do Condomínio Residencial Sonho Real será implantado em uma área de 9.400,00 metros quadrados, na Rua Antônio Rossanese, região Norte no Bairro Valentina Figueiredo.  O condomínio será composto por 9 (nove) edifícios com 16 (dezesseis) apartamentos em cada prédio, totalizando 144 (cento e quarenta e quatro) apartamentos. Além dos prédios, serão construídos estacionamentos para carros, motos e bicicletas, quadra poli-esportiva, área de lazer coberta e área administrativa. Deverão ser implantadas áreas verdes com plantio de mudas da região. Os prédios terão 4 pavimentos (térreo e mais 3 andares). O apartamento possui uma área útil de 45,71 metros quadrados, com sala, cozinha integrada, banheiro acessível e dois quartos.

  • IGARAPAVA - Projeto “Vargem Alegre” - O projeto foi desenvolvido com famílias de trabalhadores de baixa renda da cidade de Igarapava. Acompanhado pela administração local, realizou todas as etapas de aprovação nas esferas municipais e do programa Minha casa Minha Vida Entidades, sendo selecionado na portaria 595 do governo federal. O empreendimento beneficiaria de forma direta 289 famílias, o que impactaria toda cidade, levando junto com a moradia, infraestrutura urbana, serviços e maior dinamização da economia local.

Porém, mesmo sendo contratado, o governo Temer não deu prosseguimento ao programa, o que levou à desarticulação do projeto, acabando com o sonho destas famílias. Resta salientar, que mesmo nesta condição, o MOHAS mantém até os dias de hoje um grupo ativo na busca de outras alternativas para estas famílias. 


  • SÃO CARLOS - Projeto Tarsila do Amaral - O projeto Tarsila do Amaral em São Carlos será implantado numa área de aproximadamente 32.000 m², localizada no Bairro Jardim Novo Horizonte, numa área de expansão urbana próxima ao Tenda.

O condomínio será composto por 15 blocos de edifícios, cada qual com 16 apartamentos (térreo + 3 andares) beneficiando um total de 240 famílias. Cada edifício será representado por uma obra da artista Tarsila do Amaral.

O condomínio contará com estacionamento, quadra poliesportiva, playground, bicicletários, lixeira, sede administrativa e churrasqueira. Será instalado um sistema de contenção de água na área verde e haverá um espaço destinado à construção de um edifício público, a ser definido pela Prefeitura. Haverá um jardim frontal onde pode ser implantada uma horta comunitária. Os apartamentos serão compostos por 2 quartos, um banheiro amplo e acessível, sala, cozinha e varanda.

O bairro Jardim Novo Horizonte conta com boa infraestrutura de transporte, saneamento e eletricidade. Os bairros ao redor contam com  equipamentos públicos de Educação e Saúde, com excelente acesso às demais regiões da cidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário