segunda-feira, 7 de novembro de 2016

GAHRP continua na luta por moradia

reunião nov/2016
A busca por um projeto de moradia em Ribeirão Preto é necessária, mas não é fácil. Desde 2013 o GAHRP Grupo de Autogestão Habitacional reúne famílias de vários bairros da cidade que moram de aluguel, em casas cedidas ou jovens trabalhadores com intenção de constituir um lar.

Infelizmente, mesmo com o Programa Minha Casa Minha Vida do governo Lula e Dilma não conseguimos realizar um projeto em Ribeirão.

As características de nossa cidade burguesa, excludente e acéfala em programa habitacional, juntamente com o alto custo da terra, nos impediu de avançar na realização de um projeto com as famílias até agora.

Várias iniciativas foram tomadas neste período junto a prefeitura no sentido de usar áreas públicas em projetos de habitação e infraestrutura, mas durante este governo municipal não obtivemos sucesso.

Com tantas negativas aos movimentos organizados, as ocupações de área abandonadas e ociosas tornaram-se constate em Ribeirão.

O GAHRP necessita de um terreno onde possa desenvolver um projeto de moradia. É simples, o grupo nunca reivindicou nada de graça, as famílias tem condições de pagar uma prestação mensal ao deixar de pagar aluguel.

O GAHRP acredita que os movimentos de moradia de Ribeirão Preto ganharão muito em credibilidade, organização e mobilização na medida que estiver sendo gerido um empreendimento habitacional de auto gestão, e é com este pensamento que mantemos nossa vontade de continuar perseverando.

O poema “Favelas” de Drummond faz uma importante indagação:
 “(Favelas) Enquanto se contam, ama-se em barraco e a céu aberto, novos seres se encomendam ou nascem à revelia. Os que mudam, os que somem, os que são mortos a tiro são logo substituídos. Que fazer com tanta gente brotando do chão, formigas de um formigueiro infinito? Ensinar-lhes paciência, conformidade, renúncia?”

Não. Nossa força nasce do sonho de cada uma que compõe o grupo, cada um com sua história, sentimentos e esperança!

Nenhum comentário:

Postar um comentário