sexta-feira, 26 de agosto de 2016

MORADIA - A LUTA QUE VALE A PENA


Construindo Cidadania e Igualdade Social
A construção de 122 casas do Projeto "Morada do Sol" em Serrana faz parte do Programa Minha Casa Minha Vida-Entidades gerido pelas famílias e organizado pelo Movimentos Habitacional e Ação Social – MOHAS.
Fruto dos esforços de vários agentes sociais, após 5 anos de perseverança, luta e garra, as famílias que compõem o projeto iniciaram os trabalhos na obra no final de 2015, com previsão de termino para o primeiro semestre de 2017.
As famílias se revezam em grupos que trabalham em mutirão uma vez por mês na obra. Há também o trabalho técnico social que faz a integração da comunidade e discute temas variados como: geração de renda, cidadania, direitos sociais, organização social, entre outros.


Duas comissões são formadas:
- A CAO – Comissão de Acompanhamento de Obras, responsável por acompanhar as obras e aplicação dos recursos, interagir com a construtora e com as lojas de material de construção, prestar contas aos demais beneficiários sobre o andamento das obras e a segurança e guarda das obras e do material adquirido.
- A CRE – Comissão de Representante, responsável pela abertura de conta poupança na agência da CAIXA, gestão financeira e prestação de contas aos demais beneficiários.
 

Em assembleia mensal, todos são chamados a mediar os conflitos, debater os encaminhamentos e verificar o andamento do grupo e da obra.
O programa é destinado para famílias de baixa renda que, através de entidade organizadora, trabalha no sistema de autogestão, ou seja, são os próprios beneficiários que gerenciam todo o processo de construção.

Um dos programas mais bem sucedidos dos governos Lula e Dilma que além da construção de casas estimulam a cadeia produtiva na construção civil com a geração empregos e fomento do comércio local.

O MOHAS tem sido um grande parceiro dos movimentos sociais na cidade de Ribeirão Preto, dando assessoria e estimulando a participação popular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário