Esta semana, a engenharia protocolou o projeto de paisagismo, que prevê o plantio de 208 mudas de árvores. Destas 208, 41 serão plantadas nas áreas permeáveis internas do condomínio, 3 na calçada pública externa e 164 nas áreas verdes externas. Além disso, haverá o plantio de 1.759,89 m² de grama.
Dialogamos sobre o trabalho social, que concluiu o Diagnóstico Participativo do Território. O relatório final, muito bem produzido, servirá de base para as próximas ações, que visam adequar os equipamentos e serviços públicos para acolher de forma eficaz as famílias que vão morar no bairro.
A "festa julina" foi um sucesso e teve como objetivo trabalhar a Economia Solidária. Givaly e Lúcia, que venderam caldos na festa, relataram ter vendido 54 porções a R$ 10 cada. Com o dinheiro arrecadado, conseguiram comprar um refrigerador que desejavam há muito tempo, e que será muito útil para o trabalho do casal.
Outro ponto discutido foi a avaliação de junho em comparação com a de maio, que revelou a necessidade de horários mais flexíveis para as assembleias. A dificuldade de participação, principalmente devido a compromissos de trabalho (especialmente aos sábados), problemas de locomoção e responsabilidades familiares, foi um dos pontos enfatizados. Foi destacado que, além dos compromissos financeiros, a participação de todos é fundamental para evitar o processo de exclusão.
Nesta tarde, também conversamos com os candidatos a suplentes, explicando as obrigações, critérios e prioridades do programa Minha Casa Minha Vida Entidades.
O casal Talita e Janeison, que entraram como suplentes, comentaram que pesquisaram sobre o valor de um apartamento próximo ao Sonho Real. Eles constataram que é impossível conseguir o financiamento e que, mesmo se conseguissem, o valor das prestações e do condomínio estaria muito acima do que sua família pode pagar.
A próxima assembleia será no dia 13 de setembro. Até lá, temos muitas tarefas a cumprir, como a atualização dos dados socioeconômicos do grupo, que será disponibilizada de forma online para todos.
Por fim, o MOHAS, em parceria com o CEDHEP (Centro de Direitos Humanos e Educação Popular de Ribeirão Preto), está preparando a documentação para apresentar o projeto do Condomínio Pepe Mujica, que acolherá 102 famílias . A intenção é submeter o projeto para a próxima seleção que o governo Lula está preparando para os próximos dias.
"para sermos felizes, precisamos da vida dos outros. Os indivíduos sozinhos não são nada; os indivíduos dependem da sociedade." Pepe Mujica
Nenhum comentário:
Postar um comentário