sábado, 9 de agosto de 2025

Sonho Real se prepara para o início das obras. Condomínio "Pepe Mujica" vai para seleção do governo LULA



Nesta tarde de sábado, 9 de agosto de 2025, nos reunimos na área onde serão construídos os 144 apartamentos do Projeto Sonho Real. A expectativa é que as obras comecem até o fim do ano. A compra do terreno, a elaboração do projeto e o trabalho social já estão a todo vapor.

Esta semana, a engenharia protocolou o projeto de paisagismo, que prevê o plantio de 208 mudas de árvores. Destas 208, 41 serão plantadas nas áreas permeáveis internas do condomínio, 3 na calçada pública externa e 164 nas áreas verdes externas. Além disso, haverá o plantio de 1.759,89 m² de grama.

Dialogamos sobre o trabalho social, que concluiu o Diagnóstico Participativo do Território. O relatório final, muito bem produzido, servirá de base para as próximas ações, que visam adequar os equipamentos e serviços públicos para acolher de forma eficaz as famílias que vão morar no bairro.

A "festa julina" foi um sucesso e teve como objetivo trabalhar a Economia Solidária. Givaly e Lúcia, que venderam caldos na festa, relataram ter vendido 54 porções a R$ 10 cada. Com o dinheiro arrecadado, conseguiram comprar um refrigerador que desejavam há muito tempo, e que será muito útil para o trabalho do casal.

Outro ponto discutido foi a avaliação de junho em comparação com a de maio, que revelou a necessidade de horários mais flexíveis para as assembleias. A dificuldade de participação, principalmente devido a compromissos de trabalho (especialmente aos sábados), problemas de locomoção e responsabilidades familiares, foi um dos pontos enfatizados. Foi destacado que, além dos compromissos financeiros, a participação de todos é fundamental para evitar o processo de exclusão.

Nesta tarde, também conversamos com os candidatos a suplentes, explicando as obrigações, critérios e prioridades do programa Minha Casa Minha Vida Entidades.

O casal Talita e Janeison, que entraram como suplentes, comentaram que pesquisaram sobre o valor de um apartamento próximo ao Sonho Real. Eles constataram que é impossível conseguir o financiamento e que, mesmo se conseguissem, o valor das prestações e do condomínio estaria muito acima do que sua família pode pagar.

A próxima assembleia será no dia 13 de setembro. Até lá, temos muitas tarefas a cumprir, como a atualização dos dados socioeconômicos do grupo, que será disponibilizada de forma online para todos.

Por fim, o MOHAS, em parceria com o CEDHEP (Centro de Direitos Humanos e Educação Popular de Ribeirão Preto), está preparando a documentação para apresentar o projeto do Condomínio Pepe Mujica, que acolherá 102 famílias . A intenção é submeter o projeto para a próxima seleção que o governo Lula está preparando para os próximos dias.

"para sermos felizes, precisamos da vida dos outros. Os indivíduos sozinhos não são nada; os indivíduos dependem da sociedade." Pepe Mujica










sexta-feira, 8 de agosto de 2025

Condomínio Pepe Mujica: MOHAS e CEDHEP discutem projeto habitacional para 102 famílias

 


O encontro aconteceu nesta quinta-feira, dia 7 de agosto de 2025, e teve como objetivo dialogar com as famílias sobre a possibilidade de apresentar mais um projeto por meio do programa Minha Casa Minha Vida Entidades, do governo Lula.

A iniciativa foi da entidade organizadora MOHAS (Movimento Habitacional e Ação Social), em parceria com o CEDHEP (Centro de Direitos Humanos e Educação Popular) de Ribeirão Preto.

Neste primeiro encontro, foram discutidos os critérios do programa, a produção via autogestão por meio da Entidade Organizadora, além dos processos de articulação, criação e apresentação do projeto nas esferas públicas, como a Prefeitura Municipal, a Caixa Econômica Federal e o Ministério das Cidades.

Graças à experiência e à equipe técnica do MOHAS, já foi identificada uma área capaz de acolher 102 famílias em um prédio de 12 andares, com apartamentos de até 60 m². As visitas e a negociações da área aconteceram justamente no dia da passagem do nosso querido presidente do Uruguai, Pepe Mujica, o que nos inspirou a adotar seu nome e sua luta por direitos sociais para toda a humanidade.

O Condomínio Pepe Mujica já foi protocolado na prefeitura de Ribeirão Preto. Com a formação do grupo de candidatos a beneficiários, o MOHAS espera que, nos próximos dias, o governo Lula abra mais uma rodada de seleção de projetos.

"Aprendi que, se você não consegue ser feliz com poucas coisas, não conseguirá ser feliz com muitas coisas." (Pepe Mujica)

Clique aqui para ver a  Ata da Assembleia de 7 de agosto de 2025