Na tarde deste sábado, 24 de maio de 2025, os integrantes do Projeto Sonho Real tiveram muito trabalho, mas foi gratificante ver o resultado da organização se concretizando.
O Encontro e as Oficinas
O encontro, em formato de oficinas, foi realizado na área do projeto e no entorno dos bairros Chácara Bonacorsi, Valentina Figueiredo e Geraldo Correia de Carvalho. O evento também incluiu a acolhida de candidatos a suplentes.
Às 13 horas, nos reunimos para fazer os atendimentos individualizados e organizar a área, lavando o chão e as cadeiras.
Levantamento de Informações nos Bairros - Diágnóstico Participativo
À medida que os integrantes foram chegando, foram formadas equipes para percorrer as imediações do território e coletar informações sobre os temas definidos pelo grupo: educação, saúde, transporte, segurança, cultura e lazer, meio ambiente e emprego e renda. Munidos de um questionário (físico e digital), elaborado nos encontros anteriores, cada grupo saiu às ruas dos bairros para colher as informações dos moradores.
Diálogo com os Candidatos a Suplentes
Enquanto acontecia o trabalho na rua, a conversa foi com os candidatos a suplentes. Infelizmente, nem todos conseguem se manter perseverantes, e surge a necessidade de dialogar com algumas famílias para que se preparem na expectativa da suplência.
Organização do Trabalho e Economia Solidária
Parte do grupo permaneceu para iniciar a organização do trabalho em relação a emprego e renda, no eixo da Economia Solidária. Este é um tema super importante e necessário para ser desenvolvido com o grupo, que em sua maioria é composto por profissionais ligados à prestação de serviços, muitas vezes informais.
Conversamos sobre a criação de um grupo de Zap (WhatsApp) para troca de serviços
entre os membros, e falamos da necessidade de buscar parcerias com instituições como SENAC, SENAI, SEBRAE e Universidades
. Combinamos de pesquisar os programas do governo federal que tratam deste tema. É necessário ter conhecimento teórico sobre esta forma solidária de produção, mas sabemos que também precisamos ter condições de gerar renda para as famílias.
Proposta de Feira/Quermesse/Julina
Com o retorno dos grupos das pesquisas, avançamos na discussão e houve a proposta de fazer, no dia 5 de julho, uma feira/quermesse/julina com as barracas dos produtos dos integrantes do grupo. Será um dia de encontro especial e festivo entre os participantes, que poderão convidar amigos e parentes para desfrutar das delícias e serviços do grupo, além de conhecer um pouco mais do nosso projeto.
Lista de presença: