quarta-feira, 30 de julho de 2025

Governo Lula prepara seleção de novos projetos habitacionais para 2025

 

Para participar do encontro, faça sua inscrição clicando AQUI

O MOHAS (Movimento Habitacional e Ação Social), em parceria com o CADHEP (Centro de Direitos Humanos e Educação Popular de Ribeirão Preto), realizará um encontro de mobilização para candidatos a beneficiários do Programa Minha Casa Minha Vida - Entidades.

O encontro acontecerá no dia 7 de agosto (quinta-feira), às 19 horas, na Rua Municipal, s/nº (acessando pelo estacionamento do Carrefour da Via Norte, na casa à direita). Para participar, faça sua inscrição clicando AQUI

Esta iniciativa visa organizar a apresentação de mais um empreendimento via Entidade Organizadora, seguindo o anúncio feito durante a Marcha dos Prefeitos em Brasília, no mês de maio. A meta é contratar 130 mil unidades ainda em 2025.

O governo busca selecionar projetos que, imediatamente, gerem emprego e renda. As propostas serão recebidas e analisadas pela Caixa Econômica Federal, seguindo a ordem de cadastramento e a apresentação da documentação necessária para comprovar a viabilidade. Modelo de Balcão.

Após a análise, o Ministério das Cidades publicará uma portaria confirmando a aptidão do projeto para contratação. A partir dessa publicação, os proponentes terão até 120 dias para resolver quaisquer pendências e assinar o contrato com a Caixa. Esse novo modelo busca dar mais agilidade à contratação e ao início das obras, otimizando o processo.

sexta-feira, 25 de julho de 2025

Sonho Real: Reta Final de Aprovação e Importância da Participação Comunitária

 

Projeto da rede de água e esgoto, Projeto de Drenagem, Processo Desmembramento das Matrículas e Alvará de construção.


Neste segundo semestre de 2025, o projeto Sonho Real entra na fase final de aprovação dos projetos de engenharia. Esta etapa é crucial, pois possibilitará a entrega da documentação à Caixa Econômica Federal para análise e, consequentemente, a contratação da fase de obras do condomínio.

É um período de trabalho intenso para a equipe técnica e de articulação com a Prefeitura de Ribeirão Preto para que tudo seja analisado o mais rápido possível. Os trâmites burocráticos são rigorosos, mas necessários para garantir que o projeto esteja com todos os estudos avaliados e aprovados pelos órgãos públicos de fiscalização da nossa cidade.

É extremamente importante que todos os beneficiários estejam cientes desses processos e que continuem mobilizados na construção do trabalho social, que deve andar junto com a engenharia. Dessa forma, vamos tornando nosso projeto Sonho Real/MOHAS um verdadeiro espaço de autogestão participativa.

quinta-feira, 24 de julho de 2025

Economia Solidária Sonho Real/MOHAS: Fomentando Renda e Integração Comunitária

 


O projeto de Economia Solidária do Sonho Real/MOHAS visa impulsionar iniciativas de emprego, trabalho, renda e prestação de serviços. Para isso, buscamos compartilhar experiências de sucesso, oferecer cursos de formação, facilitar o acesso a crédito e financiamentos, e promover a economia solidária.

Com esse objetivo em mente, criamos um grupo de WhatsApp para os integrantes do projeto Sonho Real. Nesse espaço, eles divulgam e oferecem uma vasta gama de produtos e serviços, como pintura, alvenaria, montagem, jardinagem, manicure, cabeleireira, barbearia, estética, limpeza/diarista, artesanato, bijuterias, confeitaria, panificação, culinária, eletrônicos, presentes e serviços de entrega. Em suma, diversas atividades que geram emprego e renda.

Essa oficina tem sido desenvolvida ao longo dos meses pela nossa equipe Técnica Social. Entendemos que, neste momento, as ações práticas são mais efetivas e despertarão o interesse para questões teóricas que serão aprofundadas futuramente.

Neste mês, realizamos uma quermesse/festa julina que contou com a oferta dos produtos dos integrantes. Essa iniciativa não só possibilitou uma maior integração entre os membros, como também a descoberta de novas oportunidades de negócios dentro do próprio grupo, além de fortalecer a organização e participação coletiva.

Os resultados foram excelentes, especialmente no aspecto da geração de renda, conforme demonstrado na tabela de Resultados de Vendas dos Produtos do Projeto Sonho Real.























sexta-feira, 18 de julho de 2025

DIAGNÓSTIGO PARTICIPATIVO DO TERRITÓRIO DO PROJETO SONHO REAL

Clique na imagem para acessar o documento completo

 

O Diagnóstico Participativo do Território concentrou-se na área da Chácaras Bonacorsi, situada entre os bairros Geraldo Corrêa de Carvalho e Valentina Figueiredo, na zona norte de Ribeirão Preto (subsetor N7). Os questionários foram aplicados por membros do Projeto Sonho Real e as perguntas foram elaboradas pelas comissões temáticas.

As comissões temáticas foram formadas na assembleia de 5 de abril de 2025, que elegeu sete áreas prioritárias para análise: Educação, Saúde, Transporte, Cultura/Lazer, Meio Ambiente, Segurança e Trabalho/Renda. A área de Trabalho/Renda está sendo desenvolvida em paralelo. Os grupos foram compostos, em média, por dez participantes, que elaboraram um questionário sobre a percepção dos moradores locais a respeito dos temas definidos. Cada grupo coletou cerca de 10 respostas, que foram compiladas e integram este relatório de diagnóstico participativo.

Houve uma resistência inicial por parte de alguns participantes. No entanto, após superada a barreira do trabalho de campo, a satisfação com os resultados obtidos foi evidente. Este trabalho necessita agora uma análise aprofundada das demandas identificadas e a construção de estratégias de intervenção eficazes para transpor os problemas observados.

Clique AQUI ou na IMAGEM para abrir o LINK

segunda-feira, 7 de julho de 2025

Arraial do Sonho Real: Fazendo História na Luta por Moradia


A história é escrita com marcos simbólicos que pretendem ser perenes em nossas lembranças.

Organizar a "Festa Julina" foi um desafio bastante intenso para o grupo que compõe o projeto Sonho Real/MOHAS. Tivemos que preparar o terreno e deixar a casa bem arrumada para atender cerca de 200 pessoas presentes.

Foi gratificante receber tantos amigos, parentes e associados nesta noite fria de sábado, 5 de julho. O desafio foi ainda maior porque a ideia era promover a participação dos associados com os produtos do grupo da Economia Solidária.

As barraquinhas estavam lindas, com muitos produtos: Isca de Frango, Batata Frita, Cachorro-quente, Milho, Pastel, Caldos, Pipoca, Canjiquinha, Pudim, Churros, Algodão Doce, Maçã do Amor, Batidas de Frutas, Caipirinha, Quentão, Cerveja e Refrigerante.

Uma linda fogueira foi acesa, onde também houve a tradicional dança de quadrilha.

Neste segundo semestre, o projeto Sonho Real entrará em um novo estágio: o início das obras. Isso levará à demolição da casa onde estamos desde o início do ano realizando nossos encontros.